segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Aspectos que influenciam ida do torcedor ao estádio

O Nominuto teve acesso ao “Estudo da Demanda por Ingressos no Futebol Brasileiro”, desenvolvido por Sérgio Jurandyr Machado, Adriana Bruscato Bortoluzzo e Pedro Trindade Iaropoli, todos do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), de São Paulo.

Para chegar a esses resultados, foram averiguadas quais são as variáveis que influenciam a demanda por jogos de futebol nos estádios brasileiros por meio da análise do público pagante nas partidas da série A do Campeonato Brasileiro no período compreendido entre 2004 e 2009, por meio de consultas às súmulas e borderôs dos jogos.

O documento mostra alguns aspectos considerados positivos para atração dos torcedores aos jogos além de pontos que indicam onde há o afastamento. Tudo isso com o objetivo de auxiliar os clubes na busca por uma gestão mais eficiente. A venda antecipada de ingressos, com a oferta de vantagens e descontos especiais, é uma das formas de estimular o torcedor e que, segundo os pesquisadores, minimiza efeitos negativos em uma futura receita do clube.

E não basta só isso para motivar a ida ao estádio. A campanha que o time vem desempenhando na competição em disputa motiva ainda mais o torcedor. Afinal de contas, quem vai pagar e ir a um jogo com a quase certeza que seu time vai perder?

Além de incentivar a compra de ingressos, outra preocupação deve ser com a infraestrutura, uma vez que o estudo mostra que a chuva reduz em 23% o público pagante, o que pode ser atribuído ao fato de que os estádios cobertos são exceção e não regra no Brasil.

Outro fator negativo, embora com influência menor, é o valor do ingresso. O estudo informa que “quanto maior o preço cobrado, menor a demanda, já que um aumento médio de 10 reais no preço médio do ingresso reduz o público pagante em 2,11%”.

Outro fator que atrai, segundo a pesquisa, é a organização do calendário de jogos. Algo que ainda está um pouco distante da realidade do futebol brasileiro, mas que já é praticado em toda Europa. “Para que isso seja possível é preciso desenvolver um calendário organizado e invariante onde clubes disponibilizam a venda de pacotes de ingressos, oferecendo grandes vantagens para quem garante a entrada antecipadamente”, afirma Machado.

Essa falta de organização na data dos jogos é um dos problemas a ser solucionado para uma melhora na gestão e atração do torcedor ao estádio.De acordo com a pesquisa, no Brasil, o montante de torcedores presentes aos jogos vem caindo nas últimas décadas.

Enquanto no país, o futebol levou 6,7 milhões de torcedores aos estádios na temporada 2009 do Campeonato Brasileiro, o campeonato inglês levou nada menos que 27,1 milhões de pessoas aos estádios na temporada 2008/2009. Ou seja, quatro vezes mais.
Chama atenção na comercialização de ingressos quando o jogo em questão é um clássico. Há um aumento de 42,7% na demanda por ingressos elevando o número de pagantes.

O professor Sérgio Machado explicou que não foi utilizado “uma variável explicativa relacionada à transmissão da partida de futebol por redes de televisão, porque no período analisado a TV (aberta e por assinatura) transmitiu jogos em todas as rodadas para todo o Brasil, respeitando o conceito de não transmitir para uma cidade os jogos nela realizados”.

Ainda de acordo com ele, estes jogos ficam disponíveis apenas em pay-per-view. Em casos específicos, como nos jogos finais do campeonato, houve situações em que algumas partidas foram transmitidas para as cidades nas quais elas se realizavam desde que houvesse lotação total do estádio. “Dessa forma, não há justificativa para acrescentar essa variável em nosso exame”, completou.

O levantamento, que avaliou variáveis associadas ao ambiente econômico, à qualidade do produto e aos incentivos que as pessoas possuem para ir ao estádio apontou que, com exceção da estação do ano e da performance do time visitante, todas as demais variáveis analisadas influenciaram no número de torcedores nos estádios

Matéria extraida do Nominuto.com
Alison Lene
Colaborador
"SEA RN: Acreditando no Sonhodese Tornar GRANDE"

Nenhum comentário:

Postar um comentário