quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Série "Futebol Romance": Clube Atlético Bandeirantes SP

Clube Atlético Bandeirantes foi uma agremiação esportiva da cidade de São Carlos, fundada a 25 de janeiro de 1941.

História

Foi fundado em 1941 como amador, pelo Sr. Mario Tagata (da colônia japonesa), depois o clube juntou-se ao Bonsucesso FC, ao Vila Elizabeth FC, e ao CE União para disputar o Campeonato Amador do Estado em 1955, e para chegar ao profissionalismo em 1956, quando disputou por nove anos seguidos o Campeonato Paulista da segunda e terceira divisões, mas no fim de 1964 foi extinto.

Futebol amador

Disputou durante vários anos, campeonatos amadores de São Carlos, e foi vice-campeão em 1949, quando o CE União foi o bi-campeão.
Jogadores de 1941
Dori, Ivo (*), Nicola, Rene, Toninho, Osmar, Mauro, Didi, Nélio, Jorge (Japão), Aldo.
  • Presidente: Mario Tagata
  • Diretor: Cury

Futebol profissional

É o pioneiro do futebol profissional em São Carlos, e até hoje reconhecido como um clube que jamais poderia ter sido extinto, por ter levado o nome da cidade a todos os lugares do estado e do país, principalmente quando bateu o Santos FC de Pelé e do técnico Lula, no dia 4 de novembro de 1957, por 3 gols a 0, em jogo comemorativo pelo centenário de fundação da cidade, sendo que um dos gols foi "olímpico" feito por Rui Denucci, e a brilhante marcação de Fabião em cima de Pelé, em jogo realizado no Estádio Paulista.

Em 4 de novembro de 1960, o Bandeirantes fez um amistoso em comemoração ao aniversário da cidade contra o São Paulo e foi batido por 3 a 0.
Como foi a extinção
Em 1964, o jogo marcante para o futebol profissional da cidade foi um amistoso que aconteceu, entre o Bandeirantes e o Corinthians, em que aconteceu uma briga generalizada entre jogadores e torcida, que causou vários danos ao "Estádio" do São Carlos Clube, porque o Corinthians mandou um time "juvenil"; e nesse dia a partir desse episódio, o Bandeirantes através de seu presidente José Tibúrcio do Prado Neto, informou que o clube estava saindo do futebol e sendo extinto.

Outros jogos

  • Em 1957 para inaugurar o novo "gramado", o Bandeirantes fez dois jogos amistosos Palmeiras no Campo Municipal Prof. Luís Augusto de Oliveira, um no dia 7 de abril e outro em 6 de outubro no Estádio Paulista, ambos vencidos pelo Palmeiras por 5 a 3 e 5 a 1. contra o
  • Nesse ano de 1957, o Bandeirantes mandou seus jogos no Estádio Luisão, pois o Estádio Paulista estava em reformas para os Jogos Abertos do Interior.
  • Em 22 de agosto de 1957, o Bandeirantes fez um jogo amistoso contra a Ferroviária no Estádio Fonte Luminosa em Araraquara na comemoração dos 140 anos do aniversário da cidade, e venceu espetacularmente o "esquadrão" que a Ferroviária possuia, por 2 a 1. no
  • No ano de 1964, seu último ano, o clube mandou a maioria dos seus jogos no Estádio Rui Barbosa.
Campeonatos disputados
  • Segunda divisão 1956, 1957, 1958 e 1959 - (1959 caiu para a terceira)
  • Terceira divisão 1960, 1961, 1962, 1963 e 1964 - (infelizmente o clube foi extinto).
Alison Lene Cirilo da Silva
Presidente e Diretor de Futebol
"SEA RN: Acreditando no Sonho de se Tornar GRANDE"

Nenhum comentário:

Postar um comentário