terça-feira, 8 de junho de 2010

"Quero ser grande"

Hoje peço vênia aos colegas do Blog Brasil Mundial FC para fazer uma verdadeira colagem de um de seus posts sobre um time de futebol amador da África do Sul. Abaixo segue matéria na íntegra:

"Na semana passada estava em Joanesburgo e fui acompanhar um treino da Dinamarca no modesto Randburg F.C., clube amador do bairro homônimo, o mesmo que abriga a seleção brasileira na África do Sul. Ao chegar lá vi um clube com uma estrutura de dar inveja a muitos clubes de Primeira Divisão no Brasil.

Três campos de futebol, vestiários legais e instalações médicas que, não foram a toa, fizeram a delegação Dinamarca querer treinar no local antes dela vir aqui para Knysna.


E o legal é que o Randburg quer ser grande. De acordo com o simpático presidente Greg Green, o clube, fundado em 1974, já está em negociações para comprar uma franquia e, desse modo, disputar os campeonatos profissionais na África do Sul.
- Após a Copa devemos acertar tudo e entraremos na Terceira Divisão. Toda a comunidade está envolvida com o projeto, vamos, aos pouco, buscar patrocinadores e, com o tempo, contratar atletas. Mas temos uma ótima base. Não destaco nenhum nome, nossa grande força é o conjunto – contou Green, revelando que sua equipe, mesmo amadora (nenhum dos atletas com idades entre 17 e 27 anos recebem salários), está em segundo lugar na Quarta Divisão (ou na principal liga amadora do país), a apenas dois pontos do líder, que é um clube profissional e com folha salarial.

O Randburg F.C. conta com cerca de 650 jogadores, em todas as categorias – do fraldinha ao profissional. O clube também faz um trabalho social, recrutando crianças carentes de comunidades pobres como Alexandra para treinar no clube.

A ideia é se tornar o clube mais querido de Randburg, bairro classe média no norte de Joanesburgo. Na época do apartheid era considerada uma área para brancos.
- Contamos jogadores das mais diferentes etnias, raças e classes sociais – revelou Green, cujo título que lhe dá mais orgulho é o de um torneio sub-12 realizado em Manchester, na Inglaterra, há dois anos.
- Temos muitos campeonatos locais, mas esse nos dá mais orgulho pelo fato de termos enfrentado equipes de todo o planeta. Na final, derrotamos o Manchester City por 3 a 0 e tivemos o direito de visitar o CT deles. Foi uma experiência incrível – disse o dirigente".


Link da Matéria: Matéria Completa

Alison Lene Cirilo da Silva
Presidente e Diretor de Futebol
"SEA RN: Acreditando no Sonho de se Tornar GRANDE"

Um comentário: