quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dicionário Futebolês!

Estava olhando o Blog do Ricardo Silva quando vi essa matéria sobre a origem de certas palavras ligadas ao futebol e achei bem interessante. Eis que posto para vocês.

Corneteiro
O nome vem de boi-corneta, um boi que, com seus mugidos, consegue reunir parte do rebanho em volta de si.

Copa do Mundo
A primeira taça disputada por seleções nacionais foi chamada de Cup. A partir de 1872, Inglaterra, Irlando do Norte, Escócia e País de Gales tentavam conquista-la. A World Cup foi a ampliação deste torneio.

Córner
Do inglês córner (canto)

Torcida
As mulheres levavam lenços aos estádios, no início do esporte. Quando a partida ficava complicada, elas torciam os lenços devido à tensão nervosa. Um cronista do Jornal do Brasil observou o comportamento e batizou as espectadoras.

Craque
No turfe, os ingleses chamavam o melhor cavalo do páreo de crack-horse. O futebol copiou o termo e passou a designar de crack os melhores jogadores.

Bola
Vem do latim bulla. As primeiras referências a ela surgiram em pinturas de 2000 a. C., feitas em paredes de tumbas egípcias.

Campeão
Tem origem controversa. Para alguns gramáticos, a palavra veio do latim medieval campione, que sofreu influência do espanhol campeón. Para outros, a origem é a palavra germânica kampjo, que deriva de kamp (campo de batalha).
 
Cartola
O futebol era um esporte aristocrático. Os uniforme tinham gravata e os dirigentes usavam cartola. Com o tempo a expressão tornou-se pejorativa.

Chaleira
Jogada criada por Charles Miller.

Chute
Do inglês shoot (tiro, arremesso, lançamento).

Drible
Do inglês to dribble (enganar, fintar)

Hooligan
Vem do encrenqueiro irlandês Patrick Hooligan, que em 1890 perturbava Londres.

Impedimento
O latim impedimentum significa obstáculo. Alguns cronista utilizavam offside (fora de jogo), mas este último termo caiu em desuso.

Mesa-Redonda
Termo traduzido do inglês round table, onde os cavaleiros da Távola Redonda do Rei Arthur se reuniam, sem qualquer tipo de hierarquia.

Negra
Uma versão remonta aos tempos da escravidão, quando os senhores participavam de jogos e o vencedor se tornava dono de uma negra. Outra tese defende que a expressão surgiu em Portugal, onde os vencedores eram premiados com garrafas de vinho escuro (as negras).

Folha-seca
O criador da jogada foi Didi, nas eliminatórias para a Copa de 1958. Num suado 1 a 0 contra o Peru, Didi cobrou uma falta e a bola subiu muito e desceu rapidamente, tal como uma folha ao vento classificando o Brasil.

Futebol
Foot (pé) e ball (bola). Tentaram aportuguesar com balípodo, ludopédio, pedibola, bodabolismo, pebol eh eh eh

Gol de placa
Pelé fez um dos gols mais bonitos da história contra o Fluminense, no Maracanã. O jornalista Joelmir Betting, maravilhado, mandou fazer uma placa pra imortalizar o golaço.

Gol Olímpico
Em 1924, a Argentina venceu o Uruguai por 2 a 1. Um dos gols foi marcado pelo ponta-esquerda argentino Onzari, numa cobrança de escanteio. A Celeste acabara de sagrar-se campeã olímpica e assim o gol foi batizado.

Placar
Vem do francês placard (painel)

Virar a mesa
Teve origem há 400 anos, com o gamão. Até o século XVII, o gamão era conhecido como mesas na Inglaterra e até hoje em dia o tabuleiro é dividido em duas ou quatro mesas ou seções. Durante as partidas, há momentos nos quais a sorte vira, permitindo ao jogador dobrar as apostas e virar a mesa. Mais ou menos isso.

W.O.
Do inglês walkover. Coisa ganha muito facilmerte, sem esforço.

Pelada
Vem do substantivo péla (bola de borracha)

Virar a casaca
O rei da Sardenha, Carlos Manuel III de Savóia (1701-1773) era ameaçado pela França e pela Espanha, e usava casaco com as cores do aliado da hora.

Alison Lene Cirilo da Silva
Presidente e Diretor de Futebol
"SEA RN: Acreditando no Sonho de se Tornar GRANDE" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário