domingo, 3 de junho de 2012

Divulgado detalhamento dos testes físicos da arbitragem

FEDERAÇÃO NORTE-RIO-GRANDENSE DE FUTEBOL DE SALÃO – FUTSAL
Departamento de Oficiais de Arbitragem

TESTE FÍSICO

ANEXO I – DESCRIÇAO DAS PROVAS
PROVA 1 – Corrida de 1000 metros
            Ao ser dado o sinal de partida, os Árbitros deverão correr uma distância de 1.000m (mil metros), em um período máximo de cinco 05’ (cinco) minutos, para o MASCULINO e, 5’30’’ (cinco minutos e trinta segundos), para o FEMININO.
Objetivo da Prova:
Avaliar a resistência física dos Árbitros, durante grandes esforços, equivalentes aos dois períodos de 20 minutos cronometrados, de uma partida oficial de Futsal.
PROVA 2 – Teste de Velocidade
            Inicia-se o teste com o Árbitro, posicionado com os dois pés, atrás de uma linha, localizada a uma distância de 10 metros de outra, até que seja dado o sinal para partir em direção à outra, na maior velocidade possível. Ao chegar à segunda linha, o Árbitro deve tocá-la (com qualquer parte do corpo, inclusive os pés) e retornar ao ponto de partida. Esta sequência de corridas. Deve ser repetida por duas vezes, sem intervalo entre elas e, no tempo máximo de 12” (doze segundos).
Objetivo da Prova:
            Avaliar a velocidade dos Árbitros, para acelerar e desacelerar em pequenos espaços.
PROVA 3 – Teste de Agilidade
            Quatro cones. Deverão estar dispostos em uma linha reta, a uma distância de 10 metros entre eles, totalizando uma distância de 30 metros, entre o primeiro e o último.
Ao ser dado o sinal para iniciar, o Árbitro, deverá estar posicionado, a 1,5m (um metro e meio), antes do primeiro cone. Sendo que, o seu tempo será cronometrado, apenas, após a passagem pelo primeiro cone e, percorrendo a distância de 30 metros, deslocando-se de frente e, na máxima velocidade possível. Ao ultrapassar o último cone, o Árbitro, deverá deslocar-se lateralmente, com a perna direita à frente até o terceiro cone. Após ultrapassar o terceiro cone, deverá alternar a perna que estava à frente e, deslocar-se de volta, à direção do quarto cone na maior velocidade possível. Ao ultrapassar o quarto cone pela segunda vez, o Árbitro deverá deslocar-se de costas, até o terceiro cone. Quando ultrapassar o limite do terceiro cone, o Árbitro deverá virar-se de frente para o segundo e primeiro cones e, deslocar-se a toda velocidade possível. Este percurso. Deve ser realizado, no tempo máximo de 25” (vinte segundos).

Objetivo da prova:
            Avaliar a agilidade do Árbitro, para mudar de direção em velocidade, assim como, deslocar-se de variadas formas, como acontece durante as partidas de Futsal.
SeqUência de execução das provas que compõem o teste
1º - Corrida de 1.000 metros - Intervalo de 15 minutos,
2º - Teste de velocidade dos 40 metros - Intervalo de 05 minutos,
3º - Teste de agilidade dos 80 metros - Intervalo de 05 minutos,
4º - Teste de velocidade dos 40 metros - Intervalo de 05 minutos,
5º - Teste de agilidade dos 80 metros - Encerramento com alongamentos e exercícios de volta à calma

Ilustrações da execução das provas
1ª Prova: Corrida de 1.000 metros - 2,5 voltas em pista de 400 metros 5’ (cinco minutos) Masculino e, 5’30” (cinco minutos e trinta segundos) Feminino.
2ª Prova: Teste de Velocidade - 40 metros em 12” (doze segundos).

3ª Prova: Teste de Agilidade - 80 metros em 25” (vinte e cinco segundos).


Fonte: FNFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário