quinta-feira, 9 de junho de 2011

Novo Estádio na ZN

Com a inviabilidade de reforma e até da reconstrução do estádio Juvenal Lamartine, cujo projeto encontra forte resistência naquilo que determina o Plano Diretor de Natal, principalmente no que diz respeito ao Relatório de Impacto de Trânsito Urbano. A secretaria de Infraestrutura  busca uma nova alternativa para cumprir o compromisso assumido pela governadora Rosalba Ciarlini junto aos representantes dos clubes de futebol natalense e a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF). O mais provável é a construção de um novo estádio na Zona Norte.

O projeto inicial de aproveitar o terreno do Tirol e reconstruir o estádio, esbarra na falta de espaço da área onde se encontra encravado o JL para construir estacionamentos. O Relatório de Impacto de Trânsito Urbano é a primeira etapa de licenciamento urbanístico e ambiental cobrado a qualquer novo projeto de edificação na capital potiguar. Frente as dificuldades, a secretária de Infraestrutura do RN, Kátia Pinto, revelou que o governo está em busca de uma área na zona norte natalense, para construir um novo estádio e atender aos anseios dos dirigentes do futebol potiguar.

Kátia Pinto disse que os engenheiros estavam trabalhando no projeto de reconstrução do Juvenal Lamartine, como determinou a governadora, mas a vontade de Rosalba Ciarlini parou na legislação municipal, que não permite mais a construção de um estádio de futebol num bairro como o Tirol, cercado de residências e com trânsito muito grande de veículos. Como a pretensão era de reconstruir o JL com capacidade para 5 mil espectadores, a lei obriga que sejam criadas vagas de estacionamentos na área construída, porém o terreno do velho estádio possui limitações e não contém espaço para atender a necessidade.

"O terreno tem muitas limitações e o Plano Diretor impede a reconstrução do estádio Juvenal Lamartine. O compromisso da governadora em contemplar os clubes da capital e a federação de futebol com um novo estádio continua e estamos realizando levamentos em duas área na zona norte para construir um estádio dentro dos padrões exigidos pela legislação", ressaltou Kátia Pinto.

A ideia é vencer todo o processo de busca por uma nova área o mais breve possível, uma vez que nos próximos 20 dias a secretaria de Infraestrutura espera apresentar o ante-projeto do novo estádio. "Estamos realizando o levantamento topográfico em duas áreas situadas na zona norte, também pertencentes ao governo do RN, mas não podemos afirmar ainda que uma delas servirá ao nosso propósito. Porém, sabemos que a Zona Norte necessita de um equipamento desse tipo há algum tempo", frisou Kátia Pinto.

Depois do ante-projeto, a secretaria quer 60 dias de prazo para apresentar o projeto arquitetônico do novo estádio e até o final do ano espera solucionar as questões dos demais projetos específicos para água, energia, esgotamento sanitário e de drenagem. "Estamos trabalhando com um prazo de 16 meses para entregar esse novo estádio", ressaltou a secretária.

O procurador-geral de Natal, Bruno Macedo, revelou que a exigência do Plano Diretor afeta apenas os novos projetos ou grandes reformas. "Se pudesse ser realizada apenas uma reforma do estádio, seria obedecida a legislação urbanística da época em que o Juvenal Lamartine foi construído", informou.
Matéria Extraída da Tribuna do Norte

Alison Lene
Colaborador
"SEA RN: Acreditando no Sonho de se Tornar GRANDE"

Nenhum comentário:

Postar um comentário