terça-feira, 7 de junho de 2011

Véu islâmico elimina futebol feminino do Irã

O sonho iraniano de ter sua seleção feminina de futebol na Olimpíada de Londres, ano que vem, foi encerrado nesta segunda-feira.

O Irã não teria cumprido uma regra que diz respeito ao uniforme das jogadoras e elas entraram em campo usando o véu islâmico, o que é proibido pela Fifa.

Na sexta-feira, a equipe iraniana foi banida da partida contra a Jordânia, em Amã, antes do início do jogo classificatório aos Jogos de Londres-2012. A rival ficou com a vitória por 3 a 0, sem jogar.

A polêmica sobre as vestimentas das atletas do Irã acontece há mais de um ano. A Fifa baniu a equipe em abril passado por conta do plano de utilizar os lenços na cabeça.

De acordo com o código de vestimenta islâmico, o país exige que todas as mulheres cubram a cabeça em público.

As regras da Fifa para a Olimpíada de Londres proíbem manifestações políticas, religiosas, comerciais ou pessoais em qualquer língua nos uniformes.

"Na realidade, estes uniformes não tem nada de religioso, nem político, nem irá prejudicar nenhum jogador. Eles aprovaram [o uniforme] e Sepp Blatter aceitou isto e nossa participação na Olimpíada", diz Farideh Shojaei, responsável pelo futebol feminino da Federação iraniana.

A Federação iraniana recorreu à Fifa, mas nesta segunda-feira teve resposta negativa da entidade.

"A decisão da Fifa [de março de 2010], que permitiu que as jogadoras fossem autorizadas a utilizar algo que cobrisse a cabeça, mas não que tapasse as orelhas e o pescoço, continua em vigor", explicou a Fifa, por e-mail, à agência de notícias Reuters.


Matéria de Reuters e Folha. Extraída de Futebol Alagoano

Alison Lene
Colaborador
"SEA RN: Acreditando no Sonho de se Tornar GRANDE"

Nenhum comentário:

Postar um comentário