quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Copa pode ter até 90 centros de treinamento

A Copa de 2014 deve ter entre 80 e 90 Centros de Treinamentos de Seleções (CTS), número bastante acima do exigido pela Fifa (64). A informação foi divulgada no fórum sobre o assunto, organizado pela Câmara dos Deputados, que aconteceu na última segunda-feira (21) em Campinas, São Paulo. O evento teve a participação de representantes da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL).

Para o gerente de competições e serviços às equipes do COL, Frederico Nantes, a oferta de cidades postulantes a CTS foi tão grande durante a primeira fase de inscrições que a Fifa e o comitê admitem um número maior de "bases" para suplantar a demanda durante o Mundial.

"Estamos trabalhando com o número de 80 a 90 opções de centros de treinamento neste catálogo final, que é um número maior que o exigido pela Fifa, que é de 64 CTS, dois por seleção. No final, teremos um equilíbrio", disse Nantes.

"Os CTS deixam um legado turístico e de visibilidade para as regiões que os abrigarão", afirmou o diretor de operações do COL, Ricardo Trade, acrescentando que mais de 20 estados brasileiros estão representados com cidades candidatas a "quartel-general" das equipes durante a Copa. "Isso comprova que os CTS já estão se espalhando pelo país, o que é muito positivo."

O deputado federal Jonas Donizette, que preside a Comissão de Turismo e Desporto, ressaltou a função da Câmara dos Deputados à frente da questão. "A tarefa do Legislativo é fiscalizar, é saber se aquilo que foi proposto está sendo executado. Com base nessas visitas, podemos apontar fatores que precisam melhorar e avançar mais e outros em que estamos confiantes."

Uma nova janela de inscrições para receber as seleções durante a Copa deve abrir em 2012. A divulgação da lista final sairá no primeiro semestre de 2013.

RomárioComo vice-presidente da Comissão, o ex-jogador e deputado Romário também compareceu ao fórum em Campinas. Ele elogiou a estrutura da cidade para receber seleções durante os preparativos para o Mundial. "Acredito que Campinas tem tudo para, daqui a três anos, ser uma das sub-sedes da Copa do Mundo", disse, em entrevista à emissora EPTV.

Também em entrevista à emissora, o secretário de Esportes da cidade do interior paulista, Gustavo Petta, declarou que já existem visitas programadas para que "uma seleção campeã do mundo" se instale por lá.

Fonte: Portal 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário