domingo, 27 de novembro de 2011

Dilma Rousseff assina concessão do Aeroporto de São Gonçalo

Considerada uma das mais importantes obras de infraestrutura no Rio Grande do Norte, legado da Copa 2014 e o novo pilar da logística do Nordeste, o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante terá a concessão assinada nessa segunda-feira (28) pela presidenta de República, Dilma Rousseff, que vem ao estado para o compromisso. Inclusive, o avião presidencial vai pousar na pista do novo aeroporto.

Um dos legados da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 para o Rio Grande do Norte, pois há o compromisso do consórcio Inframérica de concluir a obra até o mundial de futebol, o Aeroporto de SGA está projetado para ser o maior complexo aeroportuário da América Latina, graças, entre outras razões, à sua localização privilegiada junto aos grandes centros comerciais mundiais.


"Por isso, o Governo do Rio Grande do Norte tem a imensa satisfação de participar ativamente da construção dessa importante obra de infraestrutura para o Brasil e para o mundo", disse Rosalba Ciarlini, governadora do estado do Rio Grande do Norte.

A posição estratégica do Rio Grande do Norte, que o deixa mais próximo de outros continentes, é um dos fatores importantes para consolidar o RN no setor aeroportuário. Além de atender a demanda do trade turístico, o aeroporto de São Gonçalo se constituirá em elo entre o estado e os investidores da economia local, regional e nacional.

O Consórcio Inframérica, formado pela Engevix e a Corporacion Argentina, foi o vencedor do leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo com um lance de R$ 170 milhões, o que representou um ágio de 228,82% do valor inicial para os lances.

A previsão dos representantes do Consórcio é que em abril de 2014 o novo aeroporto inicie suas operações e em junho do mesmo ano já esteja funcionando com toda sua estrutura e capacidade para atender a demanda da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Para começar a traçar o planejamento dos trabalhos e garantir a melhor forma para desenvolver os assuntos pertinentes ao novo aeroporto, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) está realizando reuniões com os agentes públicos envolvidos no processo e com o Consórcio. O objetivo do Governo é montar um cronograma com as ações estruturantes necessárias para garantir o funcionamento do empreendimento.

A cidade de São Gonçalo do Amarante tem 301 anos de história e pela primeira vez vai receber a visita de um presidente da República. A vinda de Dilma Rousseff, primeira presidente mulher do Brasil, é motivo de orgulho para os sãogonçalenses.

O desembarque da presidente está previsto para acontecer amanhã (28), às 10h, e deve ocorrer na pista do aeroporto que está em construção no município.

O prefeito Jaime Calado (PR) também compartilha dessa expectativa. Essa semana ele recebeu integrantes da comitiva presidencial que vieram inspecionar a área do evento e cuidar de toda a logística e segurança.

Jaime se reuniu ainda com representantes da Engevix, empresa do consórcio Inframérica, grupo que ganhou o direito da concessão do Aeroporto de São Gonçalo. Os militares encarregados pela segurança de voo da presidenta garantiram as condições de pouso da aeronave presidencial.

A presidente assinará a transferência de obras e administração do aeroporto para o consórcio Inframérica, que ganhou a licitação para operar no modelo de Parceria Público Privada.

Dilma também vai assinar os contratos das obras de abastecimento de água para o município e a realocação da comunidade Pe. João Maria, atualmente inserida na área de risco do sítio aeroportuário.

"A visita da presidente Dilma Rousseff será um marco, não apenas para São Gonçalo, mas para o Rio Grande do Norte. As obras do nosso terminal ganharão um novo ritmo e acreditamos que estarão prontas para a Copa do Mundo de 2014", destacou Jaime Calado.

O prefeito ressaltou que paralelamente às obras do aeroporto, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante já cuida de projetos que agregarão novos serviços e oportunidades a partir do terminal.

Esta será a segunda visita de Dilma Rousseff ao Rio Grande do Norte após assumir a Presidência da República. Em fevereiro, ela ficou hospedada na Barreira do Inferno, em Natal, durante o carnaval.

Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário