sexta-feira, 1 de abril de 2011

Natal rejeita sinal vermelho da FIFA

Matéria retirada do Globo.com e de interesse de todos nós potiguares:

"A Copa do Mundo é amanhã, e os brasileiros pensam que é depois de amanhã". A frase é do presidente da Fifa, Joseph Blatter, e desencadeou uma série de reações no país. O Ministro do Esporte, Orlando Silva, rebateu e afirmou que todos estão conscientes da urgência de preparar as cidades para o Mundial. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, disse que tudo está acontecendo dentro do prazo e que a própria Fifa havia feito elogios no início do mês. No estica-e-puxa das críticas está Natal.

A capital potiguar é considerada, ao lado de São Paulo, como uma das mais atrasadas. As obras no estádio Machadão, que vai se transformar na Arena das Dunas, sequer começaram. O local só será fechado na primeira quinzena de maio e será demolido para virar a Arena das Dunas. Apesar dos problemas, os organizadores espantam o clima pessimista

O árbitro Rodrigo Cintra, que assumiu o cargo de secretário da Copa em Natal há cerca de um mês, disse que a cidade potiguar deu um grande passo depois que conseguiu mapear as áreas de ação e estabelecer um cronograma. Ele discorda de quem afirma que a capital potiguar está um passo atrás no tempo.

 
- Dizem que estamos atrasados, mas duvido que duas cidades-sede tenham o que nós temos: um documento completo de como fazer uma Copa do Mundo. Fomos à África do Sul, Espanha, França, Alemanha para desenvolvermos um plano diretor. Nossa maior dificuldade era mapear. Dentro de 60 ou 90 dias, estaremos com isto fechado para sabemos o que fazer, quando fazer, como fazer, se tem que fazer ou se é apenas recomendação. Não estamos atrasados como diziam há 30 dias. Em alguns pontos, estamos até adiantados.

A grande obra de Natal para a Copa do Mundo será a Arena das Dunas, com capacidade inicial para 42 mil torcedores - após o Mundial o número será reduzido para 30 mil espectadores. O estádio Machadão será demolido assim que o campeonato estadual acabar, dia 7 de maio. Serão feitas desapropriações perto do local para aumentar a área de construção. O prazo para entregar o local pronto é dezembro de 2013.

- Já estamos desocupando as áreas. Não está liberado por causa do campeonato estadual. O estádio está todo em dia em relação ao cronograma. Não estamos mais devendo nada - disse Rodrigo Cintra.

A ideia dos organizadores é fazer um estádio que posteriormente possa abrigar outras modalidades e eventos culturais e, desta forma, torne-se autosustentável. O secretário municipal disse que uma grande preocupação é como tornar as instalações úteis depois que a Copa terminar. Os potiguares não querem nem ouvir falar em "elefante branco".

- É muito importante pensarmos como vamos utilizar tudo isto depois para não acontecer o que vimos no Pan do Rio de Janeiro, em 2007. O fator principal é ser uma arena multiuso. A construção é para 42 mil pessoas, que é o mínimo exigido pela Fifa. Acabou a Copa, reduz para 30 mil, que para os jogos do estado é suficiente. Além do futebol, a expectativa é ter ao menos 60 eventos culturais e sociais durante o ano. Se chegarmos a este número, ela se torna sustentável. O importante não é só construir, é manter.
 
Novo aeroporto em dezembro de 2013
Demétrio Torres comentou sobre outro problema que era considerado um dos principais entraves para Natal: aeroporto, já que o atual não comporta a demanda exigida por uma Copa. O que é um problema agora, para o secretário especial para a Copa será uma grande solução para a cidade quando o segundo aeroporto ficar pronto (a previsão é dezembro de 2013).

- Será um dos maiores da América Latina. A Infraero é que vai cuidar disto. Será feito em etapas para a Copa e estará pronto para receber os voos quando o Mundial começar. A área de cargas, por exemplo, pode ser feita depois. A pista já está praticamente pronta e estamos construindo um acesso novo para ligá-lo à cidade.

Do Blog: Esperamos realmente que a incompetência de nosso políticosnão permita que percamos esse bonde único na história...

Alison lene
Colaborador
"SEA RN: Acreditando no Sonho de se Tornar GRANDE"

Nenhum comentário:

Postar um comentário