sábado, 17 de março de 2012

Aeroporto de SGA pode ficar pronto antes da Copa


Vencedor da licitação para construir o novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, o consórcio Inframérica apresentou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o projeto conceitual do novo terminal.

A novidade é que, de acordo com o jornal "Valor Econômico", o grupo privado mostrou intenção de iniciar a operação do aeroporto em abril de 2014, sete meses antes da previsão anterior. Assim, São Gonçalo do Amarante poderá estar apto para receber passageiros para a Copa do Mundo.

Formada pela construtora Infravix (do grupo Engevix) e pela empresa argentina Corporación America, a concessionária responsável pelo aeroporto de São Gonçalo do Amarante acredita que a mudança vai beneficiar a região metropolitana de Natal durante a competição.

"A cidade deve receber quatro jogos, e teremos um aumento significativo de demanda por conta disso. Mesmo que não houvesse a Copa, aproveitaríamos a demanda que sobe muito no meio do ano, que é a época de férias", disse o presidente da Infravix, Gérson Almada, que também admitiu que o projeto não prevê um terminal "luxuoso", mas que vai "atender à necessidade da região".

O contrato com o consórcio Inframérica foi assinado em novembro de 2011 pela presidente Dilma Rousseff. Foi a primeira concessão de um aeroporto à iniciativa privada no Brasil, seguido pelo leilão dos terminais de Guarulhos, Campinas e Brasília, em janeiro deste ano.

A ordem de serviço foi emitida pela Anac em janeiro e o consórcio deverá apresentar o projeto básico de engenharia até o fim de março. Agora, cabe ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) avaliar o financiamento das obras. O empréstimo vai bancar 70% dos investimentos, explicou a Inframérica.

A concessão de São Gonçalo do Amarante custou R$ 170 milhões, mais de três vezes o preço mínimo estipulado pelo governo, além do compromisso de investir outros R$ 650 milhões nos próximos três anos. Para a Copa, a Anac estima que três milhões de passageiros passarão pelo novo aeroporto.

Fonte: Portal 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário