terça-feira, 20 de março de 2012

Técnicos de futebol são proibidos de atuar sem o registro


Durante a partida entre Iranduba-AM e Amazônia-AC, valida pela Copa do Brasil de Futebol Feminino, realizada no sábado (17) à noite no estádio Roberto Simonsen (Sesi), Zona Leste de Manaus, uma fiscalização do Conselho Regional de Educação Física (CREF) proibiu e autuou os técnicos, Olavo Dantas, do clube amazonense, e Socorro Siqueira, do Acre, respectivamente, de comandarem suas equipes à beira do campo por não apresentar registro profissional da categoria.

O agente de fiscalização do CREF, Gunter Andrade. declarou que a Lei 9.696/98 do CREF só permite pessoas graduadas em educação física no exercício das funções de treinador, uma vez que os profissionas estão habilitados a atuar também na área de saúde.

- Essa é uma fiscalização de rotina, que está sendo feita por meio de denúncias. Os profissionais foram autuados porque não apresentaram registro. É uma Lei. Fiscalizamos e constatamos que os dois treinadores não são formados e não podem ficar na função no banco - explicou o agente.

O técnico do Iranduba da Amazônia, Olavo Dantas, parabenizou a atuação dos agentes, mas foi categórico em declarar que as demais modalidalides esportivas que realizam suas competições em Manaus com apoio do poder público não são fiscalizadas pelo CREF.

- O conselho está de parabéns. Não sou formado em educação física, mas sou habilitado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com nível 1, 2 e 3, dentro da Granja Comari-RJ. Os profissionais estão ofendidos porque eu não tenho registro? Mas eles não têm coragem de sair dos seus trabalhos para fazer um serviço voluntário como eu faço no Iranduba - ironizou o treinador.

Olavo foi enfático e acredita na má vontade de membros do conselho, ligados à Prefeitura de Manaus, por existirem diversas atividades esportivas sem fiscalização do CREF.

- Eu acho engraçado o CREF. Será que na Copa do Brasil (futebol de areia) teve fiscalização? O presidente faz parte da prefeitura e talvez seja por isso que o futebol amazonense não alavanca, porque as pessoas que são voluntárias não têm o valor como deveria - reclamou.

Em contato por telefone, com o presidente do CREF 8, Jean Carlo Azevedo, o dirigente confirmou que é funcionário da prefeitura, mas se defendeu em relação às competições esportivas como o futebol de areia, que possui regulamento exigido pelas Confederações, e ainda as competições como o futebol de areia sub-13, apenas possam atuar profissionais habilitados à frente de suas equipes.

Jean declarou que as fiscalizações são realizadas através de denúncias e que apesar do número de agentes não ser grande no Conselho, as partidas pelo Campeonato Amazonense, realizadas em Manaus, são alvos de fiscalização da entidade.

- Nossa obrigação com a sociedade é garantir que somente profissionais com registro possam atuar na funcão de treinador. Quem não tem não está apto para tal. Sou colaborador da prefeitura, mas todas as competições de caráter profissional são fiscalizadas - explicou.

Os profissionais autuados na partida entre Iranduba e Amazônia, pela Copa do Brasil de Futebol Feminino, têm um prazo de cinco dias para recorrerem da decisão.

Nota Semdej

A Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdej) informou, por meio de nota, que a competência é de responsabilidade do Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF 8) e que os professores dos 21 Centros de Esporte e Lazer da Prefeitura de Manaus, bem como os responsáveis por eventos esportivos ligados à pasta são profissionais registrados no conselho.

A nota dizia ainda que a Semdej foi fiscalizada em competições que realizou e apoiou, como a Copa de Futebol de Areia Feminino, a Copa de Futebol de Areia Sub-13, Copa dos Bairros de Basquete, pois os torneios em seu regulamento exigiam um profissional de educação física devidamente registrado, e que os eventos de grande porte, como o Grand Prix de Futsal e a Copa Brasil de Clubes de Futebol de Areia também passaram por tais fiscalizações, sempre cumprindo as exigências do órgão responsável.


Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário