Observada com especial atenção por todo o mundo, por ser a única sede de jogos localizada na região amazônica, Manaus ostenta com orgulho a superação de todas as exigências internacionais para que o estádio da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 receba o título de "Arena Verde".
Com projeto inspirado em elementos da floresta e com cobertura de estrutura metálica semelhante a um cesto de palha indígena, o estádio é o primeiro entre os equipamentos das 12 cidades-sede a obter a certificação em três normas: ISO 9001, que atesta a qualidade no atendimento de normas técnicas; ISO14001, com referência a normas de meio ambiente; e OHSAS 18001, que avalia o sistema de gestão da qualidade, com foco nas áreas de saúde e segurança ocupacional.
A certificação em ISO 14001 é o primeiro passo para a confirmação do título de Arena Verde, concedido pelo Green Building Council, órgão responsável pela certificação LEED (sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental). Esse certificado atesta que a construção seguiu rigorosamente todas as normas para ser considerada sustentável.
Reaproveitamento
No caso específico da Arena de Manaus, uma das principais exigências era o reaproveitamento dos resíduos da demolição do antigo estádio Vivaldo Lima e seu reaproveitamento. A meta estipulada pelo Green Building Council, que é de 75%, já foi superada de longe: até o momento, 95% dos materiais retirados da obra foram redirecionados para utilização em obras de pequenos equipamentos esportivos da cidade.
acesse http://www.esporte.gov.br/assessoriaEspecialFutebol/sustentabilidadeLegado/salaImprensa/noticias/projetoManaus.jsp
Fonte: Ministério do Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário