quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Governo Federal vai rever obras

O ministro do Esporte, Orlando Silva, admitiu que o Governo Federal pode rever a lista de obras prioritárias, na área de mobilidade urbana, previstas para a Copa do Mundo de 2014. Ainda nesta semana, será realizada uma reunião entre representantes do Governo Federal e dos Estados para bater o martelo sobre o assunto.
 
A medida atenderá principalmente aos Estados da Bahia e Mato Grosso, que fazem pressão para que os projetos de construção de corredores rápidos de ônibus (Bus Rapid Transit, conhecidos como BRT) sejam substituídos pelo metrô, em Salvador (BA), e Veículo Leve sobre Pneus (VLP), em Cuiabá (MT). Para que isso ocorra, o Governo Federal vai exigir que esses Estados provem que a obra - seja ela Metrô ou VLP - estará pronta até 2013 e que se responsabilizem por gastos adicionais.
 
A presidenta Dilma Rousseff estava resistente às mudanças na matriz de responsabilidade, mas preocupada com o atraso das licitações das obras, consideradas como legado da Copa, resolveu autorizar alterações. Essa decisão, no entanto, abre espaço para novas pressões.
 
Em entrevista recente, o secretário de Planejamento do governo baiano, Zezéu Ribeiro, disse que foram feitas conversas tanto com a presidenta quanto com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para que fossem feitos ajustes na lista de prioridades e que o Governo Estadual iria apresentar ao Executivo proposta mostrando a viabilidade do empreendimento.
 
No caso da Bahia, já há um financiamento aprovado pela Caixa Econômica Federal de R$ 541 milhões para a construção dos corredores rápidos de ônibus. Com alteração da matriz, esse recurso poderá ser utilizado para o metrô, que tem um custo estimado de R$ 3 bilhões. A diferença de preço, no entanto, terá que ser bancada pelos governos estadual e municipal.
 
A ideia do Governo da Bahia, que conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, é pleitear os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana para cobrir a despesa adicional.
 
Ribeiro assegurou na época que várias empresas demonstraram interesse na construção do metrô e informaram que o empreendimento tem condições de estar pronto para a Copa. "As empresas que participaram do PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) disseram que entregam a obra até a Copa", destacou o secretário do Planejamento. Segundo ele, a ideia é que ocorra apenas uma licitação para o sistema intermodal. Ou seja, não haverá licitação separada para a construção do corredor estruturante (metrô), e outra para as vias transversais (BRT e ônibus comum).
 
Apesar de admitir a revisão das lista de prioridades, o Governo Federal não abrirá mão de prazos. Quem não realizar a licitação até o final deste ano será excluído da matriz de responsabilidade e, portanto, perderá as condições especiais de financiamento das obras da Copa do Mundo de 2014.

Fonte: O Mossoroense

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