terça-feira, 13 de setembro de 2011

Site oficial vira novo objeto de disputa entre Fifa e governo federal

A nomeação de Pelé como embaixador honorário da Copa do Mundo de 2014 foi apenas o primeiro episódio de uma disputa nos bastidores entre a Fifa e o governo federal sobre o torneio. Depois de a presidente Dilma Rousseff demonstrar publicamente seu distanciamento com Ricardo Teixeira, a próxima arma nesse complicado xadrez é a criação de um site oficial do Mundial.

O governo federal vai aproveitar o evento que marcará os mil dias para o início da Copa do Mundo, que será nesta sexta-feira, em Belo Horizonte, como o UOL Esporte antecipou, para lançar o portal www.copa2014.gov.br. Atualmente, o endereço é um hotsite dentro da página do Ministério do Esporte, mas passará a ter vida própria.


Ao desmembrar o portal da página do ME, a intenção do governo é criar um espaço que possa ser considerado o site oficial da Copa do Mundo. A expectativa é que, além de notícias, o espaço tenha no futuro um acompanhamento das obras e sirva ainda como uma ferramenta para turistas que estarão no país para o torneio.


O fato de o portal do governo ser lançado justamente em uma festa que também será organizada pela Fifa e terá a participação da presidente é emblemático. Na visão dos governistas, será mais uma oportunidade para Dilma mostrar que a Copa do Mundo é um evento do Brasil, e não apenas do COL ou da entidade máxima do futebol. A presidente avalia que, apesar de ser quem mais coloca a mão no bolso para fazer o Mundial, o governo não aproveitava para divulgar a sua "marca".


A Fifa e o Comitê Organizador Local, por enquanto, não contam com nenhum site que, nominalmente, façam referência ao evento de 2014. O mais próximo disso é o endereço www.fifa.com/worldcup/index.html, que na verdade é uma página dentro do portal da entidade máxima do futebol, e conta principalmente com notícias sobre as eliminatórias para o Mundial.


Curiosamente, o que mais se parece com um portal oficial do torneio, e muitas vezes causa confusão entre os mais incautos, é uma página paralela mantida pelo Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia). O site www.copa2014.org.br acompanha o andamento das obras e faz a cobertura sobre os preparativos para o Mundial, apesar de não ter nenhuma ligação direta com a Fifa ou o COL.

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário