quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Reunião da Copa confirma conclusão da Arena, do Aeroporto e do Porto

Em dezembro de 2013, Natal vai estar com o estádio Arena das Dunas e o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante prontos para a Copa do Mundo. A garantia foi dada na reunião do balanço das ações do Brasil para a Copa da FIFA 2014, em Brasília, nesta quinta-feira, 14.

Embora as obras do estádio tenham sido iniciadas depois das outras cidades-sedes, Natal está seguindo o cronograma estabelecido pelo governo federal, conforme reconhecimento do ministro dos Esportes, Orlando Silva, que também destacou o exemplo do Rio Grande do Norte com o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante que terá R$ 582,4 milhões de investimentos.


O ministro informou que, ainda nesta semana o governo vai encaminhar ao Congresso Nacional, a Lei Geral da Copa, encerrando os compromissos institucionais com a FIFA. O ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, recordou a concorrência e o sucesso do leilão do Aeroporto de São Gonçalo que teve ágio de 228%. Para ele, foi a prova da credibilidade dos investidores nacionais e estrangeiros.


Embora o Ministério dos Esportes tenha anunciado que as exposições de Estados e Municípios teriam que seguir o critério de ordem alfabética, a governadora Rosalba, por sugestão do ministro Orlando Silva, foi a primeira a falar e confirmou que o Arena das Dunas está com as obras em execução e que cumprirá o prazo estabelecido pelo governo. A governadora anunciou que dentro de 15 dias dará a ordem de serviço para a construção dos dois tunéis da Avenida Prudente de Morais, uma das obras de mobilidade do governo do Estado.


Rosalba falou também sobre o Aeroporto de São Gonçalo e o Porto de Natal que, inclusive, foi destacado pelo ministro Leônidas Cristino. Ele lembrou que a construção do terminal de passageiros está em processo de licitação. O edital da obra que terá investimentos de R$ 53,7 milhões, dentro do projeto da Copa, foi publicado dia 06 deste mês.


Durante sua participação, a governadora convocou o secretário Extraordinário da Copa do Estado, Demétrio Torres, e o secretário municipal da Copa de Natal, Rodrigo Cintra, para detalhar as ações de construção do estádio e obras de mobilidade.


A reunião que contou com a participação dos ministros, Mirian Belchior (Planejamento) e Mário Negromonte (Cidades) foi preparatória para a programação dos 1000 dias que antecedem a Copa do Mundo. O lançamento nesta sexta-feira, dia 16, pela presidenta Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário