terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Fifa chegou a cortar Natal da Copa do Mundo

Natal já esteve fora da Copa do Mundo. A confirmação vem de quem acompanhou as tratativas com a Fifa, o atual secretário de Assuntos para Copa, Demétrio Torres, que garantiu em entrevista ao Jornal 96: ao fim de 2010, Natal fora cortada entre as cidades-sede.

Torres é o primeiro a confirmar publicamente o quadro de dificuldades que era notório entre o fim do governo de Iberê Ferreira (PSB) e o início da administração de Rosalba Ciarlini (DEM). Segundo o titular da Secopa, negociação com a Fifa, intermediada pelo próprio presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e pela bancada federal do RN. Chegou-se ao acordo de conceder uma terceira chance para Natal provar que poderia ser uma das sedes do mundial.

Desde que as obras da Arena das Dunas deslancharam, os boatos sobre atrasos no estádio de Natal haviam cessado, até que o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, declarou preocupação com os trabalhos de engenharia da capital e disse ter monitoramento especial para a cidade.

Torres protesta. Segundo ele, o monitoramento foi pedido pelo próprio Governo do Estado quando do risco de corte de Natal das cidades-sedes. "Não temos nenhum constrangimento em admitir que pedimos isso à Fifa, até para demonstrar nosso esforço para tocar a Copa", comentou o titular da Secopa.

Cronograma adiantado
Durante a reunião na qual voltou a ser sede da Copa, em novembro de 2010, Demétrio comentou que o atual cronograma seguido pelo Estado foi desenvolvido. O comitê local que administra as obras, na ocasião, aprovara a programação de obras, seguida desde então.

"Estamos adiantados [em relação ao cronograma]", frisou Torres. Ele ilustrou com o exemplo da estruturação de fundação - que dá sustentação à infraestrutura - e tem 20% de sua etapa concluída,  "quando na verdade deveria estar sendo iniciada hoje", disse Demétrio.

Ele estima que em até 30 dias estejam nascendo os primeiros pilares. "Uma coisa é importante se dizer. Quase toda a obra será pré-moldada. A indústria está pronta. Estamos esperando o recebimento das formas. No final do ano, estaremos com 70% da estrutura erguida", garantiu.

Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário