quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Obras de mobilidade iniciam em março, segundo SEMOPI

De forma lenta e gradual, as datas para o início das obras de mobilidade urbana incluídas no plano de Natal para receber a Copa do Mundo de Futebol, daqui há pouco mais de dois anos, vão se fechando. A expectativa apresentada ontem pelo secretário de obras públicas e infraestrutura do município, Sérgio Pinheiro, é de que o trabalho seja iniciado no próximo mês de março. Começada a obra, o natalense, no entanto, não verá ainda as grandes máquinas e intervenções de vulto até meados de maio. Os primeiros 60 dias serão reservados para a estruturação dos desvios de tráfego necessários para o início das intervenções.

A previsão para que as obras do lote 1 - os 8 quilômetros que ligam a Zona Norte às proximidades da Arena das Dunas - sejam entregues ao natalense pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) é de 24 meses. Ou seja, caso o início realmente ocorra em março e não haja nenhum entrevero que paralise aobras, a mobilidade urbana da capital potiguar só terá uma nova cara faltando três meses para o início da Copa de 2014.

O aval necessário para que a ordem de serviço seja enviada para a EIT (Empresa Industrial e Técnica S.A.) Engenharia, vencedora da licitação do lote 1, deve vir do Setor de Engenharia da Caixa Econômica Federal (CEF), que é responsável pelo financiamento da obra. A liberação ainda não ocorreu por cinco itens pendentes de detalhamento no projeto executivo. Segundo o secretário, tudo deve ser entregue na próxima semana. "Estamos aguardando a resposta da consultoria contratada para confecção do projeto executivo. Após a entrega, a Caixa deverá nos dar a liberação e o projeto segue para o Ministério das Cidades, que em torno de 20 ou 25 dias também libera sua parte. Depois, seguimos para ordem de serviço", explicou Sérgio Pinheiro. A consultoria EBEI-MWH Brasil foi contratada em 2010 para elaboração dos projetos executivos de mobilidade de Natal por R$ 7,2 milhões.

O lote 1 de obras de mobilidade urbana compreende uma reestruturação na malha viária que segue da Ponte de Igapó, até o cruzamento das avenidas Capitão-mor Gouveia e São José, passando ainda pelas avenidas Felizardo Moura e Industrial João Motta. Neste percurso, como em praticamente toda obra de grande porte, surge um grande problema: as desapropriações. Os trabalhos de caracterização e avaliação dos imóveis seguem em curso, feitos, respectivamente, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e pela Semopi. "A expectativa é de que sejam desapropriados um total de 429 imóveis. Dos quais, 269 são residências, 119 comércios e 41 terrenos", afirmou o titular da Semopi.

Ainda de acordo com Sérgio Pinheiro, serão feitas reuniões com as entidades representativas de moradores das regiões afetadas pelas desapropriações. "Estamos formatando um calendário de reuniões com a população destas áreas, até porque tem algumas pessoas que vem nos procurar que sequer serão atingidas pela obra. Se houver problemas judiciais, temos que terpaciência", comentou Sérgio. As negociações quanto ao pagamento das desapropriações serão feitas pela Procuradoria Geral do Município (PGM) e a verba virá da contrapartida da prefeitura na obra. O secretário ainda afirmou que mesmo que ocorram atrasos, a obra será entregue. "Se não for pela Copa do Mundo, a obra sai pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) normalmente", confirmou ele.

Para evitar maiores problemas na seara das desapropriações, a intenção da prefeitura é, após a conclusão dos desvios de tráfego, iniciar as obras pelo Complexo Viário da Urbana, por ser a região com menos desapropriações para serem efetuadas. "Já estamos avaliando o terreno da própria Urbana e outro lateral, que pertencem à própria prefeitura. A nossa vontade é começar as obras naquele trecho", afirmou o secretário de obras. Apenas a construção do novo complexo viário em frente à Urbana custará cerca de R$ 36 milhões. 

Fonte: DNonline

Um comentário:

  1. Obrigado. O Planejamento é chave de tudo numa gestão. Organização é o primeiro passo para ter sucesso.

    ResponderExcluir