terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Valcke diz que Brasil pede demais à Fifa

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, subiu o tom das conversas com as autoridades brasileiras, nesta segunda-feira, e disse que o país faz exigências demais à entidade que comanda o futebol nas negociações sobre a Copa do Mundo de 2014.

"Só porque vocês ganharam cinco Copas do Mundo, vocês acham que podem pedir, pedir e pedir", disse Valcke a jornalistas, após reunião com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o conselheiro do Comitê Organizador Local da Copa (COL) e ex-jogador Ronaldo, em Brasília.

Os comentários do dirigente, que está no país para sua primeira vistoria do ano para o Mundial, foram feitos após ele ser questionado sobre as exigências brasileiras à Fifa. O tema de maior polêmica entre governo e Fifa se refere à Lei Geral da Copa, que está parada no Congresso.

Valcke voltou a cobrar pressa na aprovação da lei -um conjunto de medidas que regulamenta a realização do Mundial da Fifa desde o preço dos ingressos à proteção de marcas de patrocinadores. "Estamos muito perto de fazer a lei nascer. Os nove meses acabaram, temos que fazer esse bebê sair", disse ele.

A lei foi alvo de uma série de divergências entre autoridades brasileiras e a Fifa, entre elas a concessão de meia-entrada a estudantes e idosos e a proibição de bebidas alcoólicas nos estádios.

O projeto ainda não foi aprovado numa comissão especial da Câmara dos Deputados. Depois, precisará passar no plenário da Câmara receber o aval dos senadores. Com o recesso dos parlamentares, a matéria só deverá voltar a ser discutida em fevereiro.

"Eu acredito que agora seja o momento de assinar um acordo, não só pelo tempo, porque também temos que pensar em outras coisas. Todos nós estamos focando nessa lei, mas a Copa do Mundo não é só uma lei. É estádio, aeroportos, hotéis", disse Valcke.

Valcke chegou ao Brasil nesta segunda para acompanhar o progresso dos preparativos do Mundial no Brasil. À tarde visitou Fortaleza e, nos dias seguintes, irá a Salvador e Rio de Janeiro, onde participará de reuniões para definir outras questões delicadas, como a política de ingresso para as partidas.

A expectativa do governo era conseguir aprovar a Lei na Comissão Especial da Câmara em dezembro, mas diferenças sobre um artigo que determina a responsabilização civil da União em casos de eventuais incidentes durante o Mundial e a questão da venda de bebida alcoólica nos estádios da Copa adiaram a votação para este ano.

A presidente Dilma Rousseff realizará, nesta terça-feira, uma reunião em Brasília na qual serão discutidos outros pontos relativos ao evento no país, inclusive a questão da segurança.

* Fonte: esportes.br.msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário