Quase 14 meses após a escolha do Catar como sede da Copa do Mundo de 2022, o presidente da Uefa, Michel Platini, pediu que o torneio seja disputado em dezembro, durante o inverno no hemisfério norte. As temperaturas em junho e julho, período normal do Mundial, podem chegar a 50ºC no verão catariano.
"O Mundial é o momento mais importante do futebol a cada quarto anos. Por que dizem que a Copa tem que ser disputada em junho? Não vejo o problema de ser disputada em dezembro", afirmou o ex-jogador francês ao jornal “Daily Telegraph”, da Inglaterra.
Segundo Platini, a mudança já foi sugerida à Fifa. Na última semana, porém, Joseph Blatter, presidente da entidade, afirmou que o Catar não havia feito o pedido. O dirigente também é a favor da troca para proteger os jogadores.
A organização da Copa de 2022 garantiu durante o processo de escolha do país-sede que todos os estádios terão refrigeração. Para Platini, no entanto, é necessário pensar nos torcedores e citou a última Copa como exemplo.
"Pensei nisso depois da Copa na África do Sul de 2010, quando a temperatura ficava abaixo de zero graus após às 17h, não havia vida para os torcedores. Como podemos pedir aos torcedores e jogadores para ir a este país quando a temperatura chega a 50 ou 60 graus em julho? Acho que o melhor seria jogar no inverno", disse.
Fonte: Portal 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário