terça-feira, 25 de outubro de 2011

Direção do Rio Branco mantém ação na Justiça e nega informação em twitter

Na tarde desta segunda-feira, a diretoria do Rio Branco esteve reunida com o presidente da Federação de Futebol do Acre, Antônio Aquino Lopes, com o secretário de esportes do Governo do Acre, Mauro de Deus, e com o procurador geral do Estado, Armando Melo, na sede da Procuradoria Geral. A reunião informal foi realizada para discutirem sobre o imbróglio jurídico em que o Estrelão está incluso.

Por ter o seu nome na ação que o Governo do Acre moveu contra a decisão da Procuradoria da Defesa do Consumidor – órgão ligado ao Ministério Público do Acre – de vetar o estádio Arena da Floresta, o Rio Branco foi enquadrado pelo STJD por, segundo o Tribunal, ter violado o Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Em julgamento, o Rio Branco foi condenado e a pena foi de exclusão da Série C.

A Procuradoria Geral do Estado do Acre (PGE-AC) recorreu da sentença (a última instância na Justiça Desportiva) e determinou que a CBF recolocasse o Rio Branco na Terceirona. A CBF acatou o pedido, mas, logo em seguida, recorreu no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, para que a ação da PGE-AC fosse cassada e que a decisão do STJD prevalecesse. O desembargador do TJ-RJ, Ricardo Couto, decidiu pela paralisação do Grupo E da Série C até que a ação movida pela PGE-AC fosse julgada. O julgamento não tem data prévia e a CBF deve procurar a FIFA para resolver o assunto.

Na reunião, a diretoria do Rio Branco Football Club e a Procuradoria Geral do Estado decidiram por manter a ação contra a decisão do STJD. Segundo o presidente Natal Xavier, esse momento é crítico para o clube e para o estado, mas que é necessário que o Rio Branco lute contra os seus direitos.


– Essa reunião foi muito importante para debatermos os prós e contras que temos na ação. Pelo momento, decidimos permanecer. Nós precisamos lutar enquanto temos oportunidade. O Rio Branco está sendo injustiçado por tudo o que está ocorrendo – disse o presidente.

Para Natal, a ameaça de que, tanto o Rio Branco quanto todo o estado do Acre possam vir a ser desfiliados da CBF causa preocupação, mas está confiante em um final positivo.

– É claro que sabemos das ameaças. É preocupante e é um risco, mas não podemos abaixar a cabeça. Estamos em busca dos nossos direitos e estamos cientes de que estamos certos no que estamos fazendo. Represália contra a gente e contra a Região Norte sempre houve e, se não fizermos nada, sempre vai existir. Se a FIFA entrar mesmo no caso, ela vai analisar de forma imparcial e esperamos que a justiça seja feita – acredita Natal Xavier.

Xavier aproveita para contestar novamente todo o processo ocorrido.
– A situação já tomou proporções que não poderiam tomar. Os outros clubes estão envolvidos indiretamente e já estão se prejudicando com tudo isso, mas a culpa não é do Rio Branco. Estão nos excluindo por termos sido contra uma ação absurda do Ministério Público de vetar a Arena da Floresta ao nosso torcedor por coisas questionáveis, como não ter enumeração nas cadeiras do estádio, por exemplo. A Arena é, de longe, o melhor estádio da competição e sem dúvida é o mais seguro. Em outros lugares há até confrontos de torcedores dentro e fora do estádio e não acontece nada. Cadê a segurança desses lugares? Enquanto isso, aqui o torcedor é respeitado e se sente seguro, mas o estádio é vetado e somos excluídos. Para verem onde paramos – questiona.

Segundo o procurador Armando Melo, a PGE-AC e o Rio Branco terão cerca de dez dias para prepararem a defesa no processo. Até lá, deverão acontecer novas reuniões para debater a situação. A próxima está prevista para acontecer nesta quarta-feira.

Rio Branco não possui twitter oficial

Segundo alguns veículos de comunicação, o Rio Branco havia declarado oficialmente que tinha decidido desistir da ação movida contra a decisão do STJD e aceitado a exclusão, fazendo isso via twitter. O Rio Branco Football Club declara, por meio desta matéria, que não possui twitter oficial e que nenhuma decisão havia sido tomada antes da reunião desta segunda-feira.

Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário