quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Conheça o potiguar que levou um time de bairro à disputa do Estadual

Tudo era apenas um sonho. Todo amante do futebol já sonhou em ser jogador, treinador ou mesmo fazer algo dentro do esporte mais fantástico do mundo. O sonho de Renilson Ferreira da Silva era levar o time do seu bairro à disputa do Campeonato Potiguar de Futebol. Com a ajuda aqui e ali e, principalmente, muitas barreiras, o sonho de Renilson foi alcançado no ano de 1994, ano em que o primeiro time da Cidade da Esperança disputou o maior título do futebol local.

Renilson Ferreira é genuinamente um dirigente de futebol. Hoje com 53 anos, o funcionário público está desde 1984 no envolvido no desporte do bairro da Cidade da Esperança. Primeiro como dirigente do Santa Cruz, depois, a partir de 1990, à frente do Centro Desportivo de Cidade da Esperança (CDCE). Entre mandatos de presidente e vice, está por lá todo esse tempo - e deve permanecer até pelo dezembro de 2014, quando termina seu mandato atual. Ele já adianta que disso não passa: "quero descansar".

Organizando torneios e campeonatos de bairro, Renilson foi acometido pela vontade em forma de sonho de colocar um time do bairro entre os melhores do futebol potiguar. A ideia era pertinente, afinal, a Esperança contava com vários times, logo, muito material humano que pudesse servir ao representante do bairro na disputa pelo troféu de campeão. Faltava apenas dinheiro para conseguir manter as obrigações financeiras. Foi aí que os amigos Chico da Padaria e Peninha compraram a ideia e resolveram bancar o Vênus Futebol Clube, primeiro e único representante do bairro a disputar o Estadual de futebol profissional. "Foi um sonho", diz.

Animados com a ideia, os moradores do bairro abraçaram o Vênus e viu ídolos como Dedé de Dora, Sérgio Poti e Leto vestirem a camisa do time. Naquele ano a equipe ficou entre as dez mais bem colocados do certame, porém o maior feito, para eles, foi a vitória por 1 a 0 em cima do ABC no Machadão. A empolgação do primeiro ano fez com que o Vênus continuasse na temporada seguinte. Desta vez, porém, sem medalhões. "Formamos um time do bairro, dando oportunidade aos jogadores do próprio bairro e conseguimos vencer o Torneio Início daquele ano, que foi até matéria nacional", lembra Renilson, citando uma nota da revista Placar, que destacou o feito da equipe.

Mesmo depois de vencer o Torneio Início e chegar ao Estadual bem recomendado perante os adversários, o sonho do Vênus não durou muito tempo. A equipe até conseguiu fazer uma campanha dentro do esperado, mas os custos para manutenção de uma equipe profissional fizeram com que os dirigentes desistissem de continuar com o projeto. "Começamos a ter problemas, foi ficando tudo muito caro, então nós não tivemos mais condições", diz Renilson. Depois disso Renison passou a dedicar seu tempo ao do Centro Desportivo de Cidade da Esperança, onde organiza torneio e mantém o estádio para competições do bairro. 


Comentário da Direção da SEA: MEU SONHO!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário