quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

FC Santa Claus: O Time do Papai Noel

Então é Natal, já diz a primeira frase da célebre canção de John Lennon "Happy Christmas", composta em 1971. E eu posso dizer com todas as letras que o período festivo de fim de ano tem tudo a ver com futebol. Tudo bem haver recesso futebolístico na Europa (exceto na Inglaterra) para as comemorações de fim de ano, mas existe um clube que vive o clima natalino durante os 12 meses do ano. Vamos conhecê-lo?

Reza a lenda que existem várias origens para Papai Noel. Uma delas, a mais aceita pelos historiadores, é de que havia um bispo na Turquia chamado Nicolau Taumaturgo que era bondoso e caridoso com os mais necessitados - daí o nome "Santa Claus" (São Nicolau em português) após sua canonização pelo Vaticano. Outras versões citam seu surgimento no antigo Império Bizantino. Mas se não sabemos ao certo sua origem, ao menos conhecemos o clube pelo qual o bom velhinho torce: o FC Santa Claus.

Localizado na cidade finlandesa de Rovaniemi, capital da província da Lapônia (oficialmente a "casa de Papai Noel") e fundado em 1978, o clube amador disputa a Miesten Kakkonen, a 3ª divisão nacional, e está inserido no Grupo C - são 14 equipes divididas em 3 chaves por critérios geográficos. Até recentemente era subsidiado por uma grande empresa carbonífera da Finlândia que teve de ser fechada devido às determinações do Ministério do Meio Ambiente do país nórdico. Seu estádio, o Rovaniemen Keskuskenttä, tem capacidade para apenas 2400 pessoas, mas que costuma ficar lotado quando a equipe da cidade entra em campo. Curiosamente, apesar do nome, Papai Noel em finlandês é conhecido pelo nome de Joulupukki, e o do o clube está na significação em inglês.

Em 33 anos de existência o Santa Claus jamais conquistou um título sequer e sempre atuou nas categorias mais baixas do futebol finlandês. Entretanto um pequeno salto de qualidade foi dado na temporada 2008: a ascensão da Kolmonen (4ª divisão) para a 3ª após vencer um play-off contra o FC Vaajakoskea e o SC Riverballia. Em 2009, no campeonato recém encerrado, a equipe laponiana terminou no modesto 10º lugar em seu grupo com apenas 29 pontos ganhos - 34 abaixo do líder Oulun Palloseura, ou OPS, que acabou conquistando o acesso à Ykkönen (2ª divisão). Já em 2010 a façanha de disputar a segunda divisão local bateu na trave, visto que chegou a ser campeão de seu grupo no torneio, mas sucumbiu ao HIFK no play-off de acesso. Devido ao rigoroso inverno naquela região nórdica, os times disputam as competições seguindo o calendário solar, ou seja, dentro do mesmo ano ao contrário da maioria dos países europeus.

O time, fazendo jus ao nome, joga bem no estilo "Papai Noel": com camisas, calções e meiões vermelhos com detalhes brancos (até 2009 o rosto do Bom Velhinho estampava os uniformes, conforme pode ser visto aqui). O marketing natalino tem também como objetivo manter os projetos sociais tocados pelo clube. Para cada camisa vendida, seja pelo site (isso mesmo, um time da 3ª divisão finlandesa tem um site de vendas de produtos) ou na lojinha, o Santa destina 10 Euros (R$ 22) a essas entidades numa parceria com a Unicef. Há ainda a intenção de fazer após a pausa de inverno um campeonato beneficente para que sejam angariados fundos para esses projetos assistenciais.


Seu plantel é basicamente composto de jovens revelados nas próprias categorias de base ou de talentos garimpados na região da Lapônia e atua praticamente no amadorismo - para se ter uma ideia os atletas são estudantes e trabalhadores locais. Os dirigentes do clube também dão preferência a treinadores que atuam na localidade. A equipe laponiana, contudo, explora a boa imagem para fazer uma fonte de renda extra para os seus jogadores. 

Bem que os dirigentes do FC Santa Claus poderiam pedir de presente de Natal um futuro melhor com muitas conquistas e reconhecimento internacional. Enquanto isso não acontece, o time do Papai Noel vai fazendo a alegria dos poucos mais de 50 mil habitantes de sua cidade.

Aqui, um vídeo promocional bem interessante com o time em treinamento em pleno rigoroso inverno finlandês - detalhe especial para o "treinador".


E é com esse espírito natalino, com Papai Noel e com muita alegria que desejo a todos vocês um Natal repleto de felicidade, saúde, paz e prosperidade!

Abaixo, dados do time do Papai Noel.


FC SANTA CLAUS

* Fundação: 1978
* Local: Rovaniemi/FIN
* Apelido: Santa
* Presidente: Jarmo Ylipaavalniemi
* Treinador: Tapio Haapaniemi
* Estádio: Rovaniemen Keskuskenttä (2400 pessoas)
* Uniforme: camisas vermelhas com detalhes brancos, calções vermelhos com detalhes brancos e meiões vermelhos
* Títulos: Nenhum
* Principais jogadores: Jyri Hietaharju, Jarno Koivisto, Tuomas Ravantti, Matti Vikman, Tero Taipale, Toni Vihervä, Jussi Vatanen e Antti Peura

Texto do Blog Futebol História
Escudo: arquivo pessoal
Vídeo: Vimeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário