quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Valcke afirma que visitará as 12 cidades-sede em 2012

Em sua coluna mensal, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, fala sobre os preparativos do Brasil para a Copa do Mundo da FIFA 2014 e ressalta os compromissos mais importante da entidade máxima do futebol e do governo brasileiro para o próximo ano. Confira a íntegra do artigo:

"
Prezados amigos do futebol,

o caminho rumo à Copa do Mundo da FIFA 2014 está repleto de muitas etapas. O sorteio preliminar no Rio de Janeiro, no último mês de julho, foi o primeiro grande desafio para o país-sede. Todos concordam que tanto o Rio quanto o Brasil foram aprovados com louvor no teste. Desde então, a bola começou a rolar em gramados de todo o planeta pela disputa das 31 vagas disponíveis no Mundial. É o sonho de todo jogador ou torcedor — e me incluo nisto — viver essa experiência no Brasil. Porém, para as seleções, será uma dura caminhada até a competição, com muitas lágrimas, suspense e emoção.

Até agora, tivemos 216 partidas pelas eliminatórias e alguns resultados inesperados, como a primeira vitória da Samoa Americana em sua história, a Jordânia surpreendendo na Ásia e Guiana e Antígua e Barbuda garantindo uma vaga na penúltima fase do torneio classificatório da CONCACAF. Não tenho dúvidas de que ainda veremos mais futebol de primeira e grandes zebras, já que faltam por volta de 600 jogos a serem disputados em todos os continentes. A Europa será a última confederação a se unir ao longo caminho das eliminatórias, em setembro de 2012. Todos poderemos acompanhar a movimentação ao vivo pelo FIFA.com.

Também aproveito a oportunidade para dar as boas-vindas a Ronaldo, que se uniu ao Comitê Organizador Local como integrante do Conselho de Administração. Como ídolo do futebol e maior artilheiro da história das Copas do Mundo, ele é um nome ideal para promover o evento e dar apoio à organização. As lembranças de nossa participação conjunta no sorteio preliminar ainda estão frescas na memória. Ao lado do grande Pelé, consultor especial da presidenta Dilma Rousseff para a Copa do Mundo, do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do COL e de Ronaldo, espero visitar no ano que vem todas as 12 cidades-sede, começando por Fortaleza e Salvador. Será com certeza uma viagem muito especial para mim, já que estarei em missão da Copa do Mundo junto a essas extraordinárias personalidades do futebol.

Porém, 2012 também será um ano fundamental para a FIFA e o Brasil no que diz respeito aos preparativos operacionais para os dois principais torneios: a Copa das Confederações da FIFA 2013 e a Copa do Mundo da FIFA 2014. Ainda há muito trabalho esperando por todos nós, principalmente em relação à infraestrutura geral, como aeroportos e transporte, necessários para garantir que todos os torcedores e visitantes tenham uma experiência inesquecível. Como responsável na FIFA pela realização de ambas as competições, é fundamental que eu também possa formar minha própria opinião quanto à situação dos preparativos durante as visitas que planejo fazer a cada dois meses às cidades-sede no ano que vem. Não temos tempo a perder: o relógio está correndo cada vez mais rápido e a expectativa aumenta para todos nós.

Por isso, 2012 será um ano muito movimentado, com acontecimentos importantes, como a finalização da famosa "Lei da Copa do Mundo", o lançamento do slogan oficial, a escolha final das sedes da Copa das Confederações e a definição dos três últimos participantes deste torneio. Também é preciso ter em mente que, quando a Euro 2012 e os Jogos Olímpicos terminarem, as atenções da imprensa mundial se voltarão ao Brasil. O segredo do sucesso será dar sequência ao diálogo aberto e constante que existe entre as autoridades brasileiras — comandadas pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, como pessoa responsável pela Copa do Mundo da FIFA no governo — e a FIFA, sempre com o respeito e a cooperação que hoje caracteriza nossas relações.

Por ora, resta-me apenas desejar a nossos amigos em todo o mundo excelentes festas e feliz ano novo.

Com meus mais calorosos cumprimentos,

Jérôme Valcke
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário