sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Castelão supera marca de 50% da obra com um mês de antecedência

A obra de reforma, ampliação e modernização do estádio Castelão, em Fortaleza (CE), superou a meta de chegar aos 50%. O último relatório de execução do Consórcio Construtor, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça, do dia 30 de novembro, registra que o projeto já atingiu 50,09% de execução e possui duas das quatro etapas concluídas.

O projeto de reforma está sendo executado em quatro fases simultâneas. A primeira foi concluída no dia 20 de agosto e inaugurada oficialmente em 11 de novembro. Compreende estacionamento e praça de acesso do Setor Norte e o Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do Governo do Estado (Secretaria do Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia).


A Etapa II do projeto foi concluída este mês e compreende estacionamento e praça de acesso do Setor Sul, além de incluir ações como a construção da primeira bilheteria e de um trecho da via que dará acesso ao estacionamento da Arena Castelão. Já as etapas III e IV encerram o mês de novembro com 38,34% e 13,29% de conclusão, respectivamente.


Quando concluído, o Estádio Castelão será a maior arena do Norte/Nordeste e estará entre as quatro maiores do Brasil. O estádio receberá uma semifinal da Copa das Confederações 2013 e seis jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ (sendo três jogos com seleções cabeças de chave, destacando-se a Seleção Brasileira, na segunda rodada da fase de grupos, em 17 de junho de 2014). A previsão é que o estádio seja concluído em dezembro de 2012.


Ao todo, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 70 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos.


Detalhes


Entre os principais pontos do projeto destacam-se o rebaixamento do campo de jogo em quatro metros, que vai proporcionar 100% de visibilidade a todos os torcedores, e a aproximação da área que separa o acesso dos torcedores sentados nas cadeiras inferiores do gramado. Com a reforma, essa distância cairá dos atuais 40 para 10 metros. Também serão realizadas mudanças nas cabines de imprensa, camarotes, vestiários, túneis de acesso ao campo, e nas cadeiras do estádio, que serão retráteis.


Outro ponto comentado da arena é a cobertura com revestimento termoacústico que vai proporcionar uma sensação térmica mais agradável por suportar os índices de insolação do Nordeste brasileiro, não absorvendo calor e permitindo a circulação de ar dentro do estádio; e um isolamento acústico, o que melhora o acompanhamento dos jogos pela torcida e a transmissão dos jogos. A estrutura terá ainda uma área de 6 mil metros quadrados de policarbonato que vai evitar o sombreamento e o contraste nas transmissões televisivas. Além disso, serão construídos três restaurantes, mídia center, área de hospitalidade, lounge e área VIP. Todas as mudanças atendem às exigências do caderno de encargos da FIFA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário